Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007

Nas drogas luta-se pela liberalização, no fumo pela penalização, dahhhhh

 

Ora vamos lá ver: Qual é o problema do tabaco?

 

Prejudicar a saúde dos outros? Sim, porque eu ouço sempre os não fumadores expressarem:

- Fumar, podem fumar! Eu é que não tenho nada que levar com o fumo.

 

Suportar os custos das doenças provocadas pelo tabaco?

 

Pela poluição?

 

Pela primeira não vamos lá! Eu também não tenho obrigação de adquirir doenças de pele porque tomo banho em águas onde a maioria das pessoas deita o lixo, não tenho o dever de inalar o cheiro dos carros que passam, não tenho a necessidade de ouvir dizer aos meus filhos:

- Mãe, lá na escola todos os meninos comem bolos e chocolates porque não posso eu comer?

 

Pela segunda nem se fala. Eu também não tenho obrigação de suportar os custos das salas de chuto, das doenças sexualmente transmissíveis por pessoas irresponsáveis que infectaram outras sem culpa nenhuma, pelas doenças provocadas pela poluição ou pelo excesso de ingestão de calorias. Aliás existe aqui uma grande diferença é que o imposto pago pelos fumadores é muito superior a qualquer outro e a publicidade alerta aos malefícios.

 

Pela terceira, prefiro nem falar, porque, simplesmente, ninguém reclama. Podem fumar em qualquer lado desde que não seja ao meu lado. Dahhhh, eu e sempre eu!!

 

Sabem o que eu acho? Convém distrair as pessoas com o tema tabaco para omitir outros problemas. O mais grave é que as pessoas cooperam com este estratagema. É mesmo, Maria vai com todos! Seria bem melhor se se interessassem pela educação dos mais novos na consciencialização dos malefícios do cigarro em vez de estratégias de força. Mas pelos vistos é o que as pessoas gostam. Como em tudo, estratégias a curto prazo porque são visíveis rapidamente, contrariamente às de longo prazo

 

Mais tolerância e mais compreensão não fariam mal a ninguém, aliás existe aqui um problema de discriminação pelos fumadores. Porque não se criam lugares para fumadores? Simplesmente porque são dispendiosos e o dinheiro do imposto do tabaco faz falta para corrigir outros erros que se cometem.

 

Tantos erros que se praticam e aos quais não se dá importância. Querem um mundo perfeito? Eu também, mas em todos os aspectos e não só com a ausência de fumo. Ataca-se o fumo porque talvez seja o elo mais fraco dos erros. A droga é intocável pelo poder que detém. A poluição idem idem. O excesso de gordura, lá se ía a economia do país.

 

Disse uma adepta do NÃO FUMAR mas que se pôs no lugar do fumador.

sinto-me:
tags: ,

publicado por dulci às 11:26
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De mímica a 14 de Dezembro de 2007 às 17:11
Concordo mas temos de ver que o tabaco é uma droga que vicia como as outras. Eu por exemplo não suporto tabaco, sou alérgica àquele fumo e faz-me impressão ver pessoas a fumar. Mas acho que tb é um exagero o que o Estado anda a fazer. As pessoas não vão deixar de fumar por um maço de tabaco custar mais 10% do que devia... É pura e simplesmente roubo. Ninguém faz queixa e subir o preço dos maços de tabaco é uma maneira fácil do Estado ganhar dinheiro.
P.S Obrigado por comentar no meu blog http://osnossosbichinhos.blogs.sapo.pt e concordo com o seu comentário: às vezes os animais são melhores companhias do que certas pessoas.


De homem de negro a 17 de Dezembro de 2007 às 15:08
Olá...
Então este é o comentário do fumador que sabe colocar-se na pele do não fumador: Gosto do meu cigarrito, gosto muito de, depois de jantar, sentar-me à entrada da porta e fumar o meu cigarro. Ou dois. Ou três...
A verdade é que, gostando do meu cigarrito, acho uma tremenda falta de respeito estar num restaurante e só me cheirar a tabaco, acho que é uma grande falta de educação fumar o cigarrito e ver o fumo a ir para cima de outras pessoas e simplesmente continuar...
Falas e muito bem das coisas que somos obrigados a suportar e para as quais não existem grandes alternativas, são assim porque são. Mas terás de entender que um não fumador não causa problemas ao fumador, mas o contrário já não é assim. Acho, eu que gosto muito do meu cigarrito, que o ar livre é o sítio ideal para fumar, lá onde o meu cigarrito não incomoda ninguém...
Assim, sendo fumador, não fumo, por princípio, em restaurantes, em cafés, dentro de casa, no meu carro quando o meu filho está presente, e seguramente não fumarei em locais onde existam crianças. Para que me serve a nova lei? Para nada porque eu sei ver sozinho onde está o erro do meu vício e procuro que ele cause o menor dano possível aos outros...
E acredita que é extremamente fácil acabar de almoçar e puxar do cigarro, o corpo pede, sabe bem com o café. Mas, prefiro o mais difícil , acabar o café e ir fumar na rua...
Cumprimentos, obrigado pela visita, a gente vê-se por aí...


De dulci a 17 de Dezembro de 2007 às 16:53
Eu também considero uma grande falta de respeito distribuir o fumo pelas pessoas que nos rodeiam mas considero, igualmente, muitas outras atitudes uma enorme falta de respeito. Vai daí o meu comentario, penso que, quanto mais nao seja, cabe à educação de cada um adoptar o melhor comportamento. Um nao fumador pode nao perturbar o fumador com o fumo mas perturba, muitas vezes, com outros males.
Por pensar que ninguém é perfeito para se refugiarem em fundamentalismos convenientes é que fiz um apelo a outros males menos convenientes.
O agradecimento da visita é reciproco.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 3 seguidores

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A euforia do futebol

. Nightwish

. A fronteira

.

. Razão

. Por favor, não se intitul...

. 44 anos!

. sonho

. Porquê?

. O maior insulto de sempre

.arquivos

. Junho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

Anti-social? Não. apenas bom gosto!
SAPO Blogs

.subscrever feeds